Gestão de Processos.
Análise e Melhoria de Processos.
A Gestão de Processos é uma forma de gerenciar as atividades de rotina. Em uma organização militar, tem o objetivo de promover melhorias e otimizar os processos envolvidos na geração de resultados, por meio da identificação, da padronização, da institucionalização e do controle dos processos de trabalho. Para tanto, a OM deve ter um claro entendimento de alguns aspectos importantes para a gestão dos seus processos.
Primeiro, os macroprocessos da organização e o desdobramento destes em processos menores devem ser claramente definidos, estruturados e documentados. Segundo, é importante compreender que a OM é composta por um conjunto de processos, formando uma grande rede na qual os agentes trabalham de forma articulada para cumprir a missão, executar a estratégia e entregar valor à sociedade. Por fim, compreender que a gestão de processos fomenta a melhoria dos resultados organizacionais, tais como: satisfação do cliente, qualidade do produto e tempo de entrega, ou seja, o judicioso emprego de recursos de toda ordem.
A notação utilizada é a Business Process Model and Notation (BPMN) e o modelo adotado pelo Exército busca contribuir com a continuidade do esforço em favor da melhoria da operacionalidade da Força, por intermédio da melhor consecução das suas atividades, e está baseado na metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio do Corpo Comum de Conhecimento (BPM – CBOK), que contém um conjunto de práticas em gerenciamento de processos e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de processos reconhecida mundialmente.
O padrão de modelagem é tratado como “documentação viva”, e por isso é natural a sua atualização no decorrer do tempo. Sendo assim, para a atualização e evolução deste documento, é esperado o envolvimento dos gestores, analistas, assessores e executores de processos, ou seja, de todos que de alguma maneira conheçam e estejam participando das iniciativas e projetos de gestão de processos no EB.
O Exército agrupa os macroprocessos e processos subjacentes nas seguintes categorias:
a) Macroprocessos Gerenciais – correspondem aos macroprocessos e processos que zelam pela estratégia e pela gestão da organização. Ou seja, têm como finalidade fornecer as diretrizes organizacionais, promover a estruturação, avaliação e melhoria do funcionamento da instituição e de seus processos.
b) Macroprocessos Finalísticos – correspondem aos macroprocessos e processos que são a razão da existência da organização. Estão correlacionados à missão e à visão, e agregam valor diretamente aos usuários.
c) Macroprocessos da Gestão Interna – correspondem aos macroprocessos e processos responsáveis por prover as condições operacionais necessárias à execução dos processos finalísticos e estratégicos. Orientam o seu olhar para o ambiente interno da organização fornecendo os subsídios para a execução de todos os demais processos.
O 5º CTA, atualmente, mantém seus processos mapeados e atualizados através dos militares integrantes do Time de Melhoria de Processos Organizacionais, supervisionados pela Assessoria de Gestão Organizacional, utilizando a metodologia de análise e melhoria de processos que propicia à OM estruturar sequência de trabalhos a serem desenvolvidos, visando a análise, a simplificação e o aperfeiçoamento ou melhoria dos processos, além de tratar de forma adequada seus problemas, de modo a promover a obtenção de uma consistente garantia da qualidade.
O Sistema de Medição do Desempenho compreende a definição de um sistema que possua indicadores que permitam avaliar o desempenho da OM em relação às suas estratégias e aos seus processos, considerando todas as partes interessadas.
O objetivo geral de um sistema de medição de desempenho é conduzir a OM à melhoria de suas atividades, pelo fornecimento de medidas alinhadas com o ambiente e os objetivos estratégicos, de forma a permitir o monitoramento do progresso no sentido de atingir esses objetivos. Uma OM pode ser visualizada como um sistema que realiza seu trabalho por meio de um conjunto de atividades inter-relacionadas, que consomem recursos e produzem bens e serviços, denominadas processos.
Os indicadores são ferramentas básicas para o gerenciamento do Sistema Organizacional e as informações que eles fornecem são essenciais para o processo de tomada de decisão. De outro modo, são formas de representação quantificáveis das características de produtos e processos. São utilizados também pela OM para controlar ou melhorar a qualidade e o desempenho dos seus produtos, serviços e processos ao longo do tempo.
O indicador é definido como um valor quantitativo realizado ao longo do tempo (uma função estatística) que permite obter informações sobre características, atributos e resultados de um produto ou serviço, sistema ou processo.
Tipos de indicadores utilizados pelas OM:
Indicadores Estratégicos (IE) – informam “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de sua Visão de Futuro; refletem o desempenho em relação aos Objetivos Estratégicos e aos Fatores Críticos de Sucesso. São os utilizados nos Planos de Ação / PIM da OM.
Indicadores Operacionais (IO) – medem a evolução dos processos diários da OM (resultantes da Auto-Avaliação).