Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Assuntos > Editoria A > Institucional > Institucional - Resumo Histórico
Início do conteúdo da página

Institucional - Resumo Histórico

Publicado: Terça, 24 de Dezembro de 2013, 22h19 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2016, 13h51 | Acessos: 312

Síntese histórica do 5º Centro de Telemática de Área.

O 5º Centro de Telemática de Área foi criado em 17 de Setembro de 1998 a partir da junção do antigo Centro de Informática Nr 7 com a Seção do Serviço Rádio do Ministério do Exército / 7 e ocupa atualmente instalações na área da 10ª Bda Inf Mtz, no Complexo Militar do Curado.

Ativação do 5º Centro de Telemática de Área ( 5º CTA )

Palavras do chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército.

Nesta data, 17 de setembro de 1998, dando continuidade às ações prescritas pela DIRETRIZ PARA IMPLANTAÇÃO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, expedida pelo Exmo Sr Gen Ex GLEUBER VIEIRA, Chefe do Estado-Maior do Exército, são dados, nesta solenidade militar, passos de grande significado para tal implantação, quais sejam: o encerramento das atividades do Centro de Informática Nr 7 e da Seção do Serviço Rádio do Ministério do Exército da 7ª Região Militar e a conseqüente ativação do 5º Centro de Telemática de Área ( 5º CTA ), pelo aproveitamento do pessoal, do material e das instalações desses dois órgãos.

A fusão da Informática e das Comunicações, pela reorganização das suas áreas de atividades, dentro dos mais modernos conceitos para o trato da informação, meta principal da implantação da STI, é, ao mesmo tempo, um passo de grande importância e de grande coragem, que dá o Exército Brasileiro para enfrentar de modo mais adequado às exigências tecnológicas que se impõem com a aproximação do próximo milênio. Importância, porque cada vez mais torna-se imperiosa a rapidez, a eficiência e eficácia no tratamento e na trasnmissão das informações e coragem , por se desenrolar, esta reformulação, num ambiente de difícil situação conjuntural, principalmente sob o aspecto financeiro, por que passa o nosso país.

Todavia, tanto quanto a certeza da necessidade da mudança e dos óbices existentes, tem o Exército a certeza de que ela chegará a bom termo, pois sabe que pode contar com a experiência e a dedicação do pessoal que ora trabalha em ambas as áreas.

Deste modo, é com grande satisfação que registro, inicialmente em nome do Exército Brasileiro, os melhores agradecimentos àqueles que fazem e fizeram, em todas as épocas, o C Infor Nº 7 e a SSRMEx/7ª RM, pelos excelentes serviços prestados na área do Comando Militar do Nordeste. Estou certo que o servir , no mais puro e dignificante sentido da palavra, manifestado pelo atendimento das necessidades específicas da área e gerais da alta administração da Força, sempre foram o apanágio daqueles que por aqui passaram. Encerram-se as atividades destas organizações militares, mas nunca se apagará o brilho das ações por elas realizadas.

Destaque-se agora a razão principal desta solenidade: a ativação do 5º CTA. Organização Militar criada com a missão principal de atender as necessidades deste grande Comando Militar, nas áreas de informática e comunicações estratégicas, é diretamente subordinada ao Centro Integrado de Telemática de área do Exército, o qual tenho o privilégio de Chefiar, e constituirá juntamente com este Centro e com os demais Centros de Telemática o braço operacional da STI, instalando, operando e mantendo os equipamentos e as instalações por onde, espera o Exército, possam receber o tratamento oportuno e caminhar com velocidade conveniente, as informações necessárias ao seu Sistema de Comando e Controle. Fazer parte desta OM, para cada um dos senhores que hoje passam a integrá-la, além de deveres e responsabilidades, deve trazer também a satisfação de ter sido um dos escolhidos pelo Exército para desempenhar tarefa de tamanha importância. Assim, ao cumprimentá-los, enfatizo que suas ações a partir desta data deverão estar sempre balizadas por dois parâmetros de grande significação, o primeiro diz respeito a herança que ora recebem, de onde se destaca, além da dedicação, o trabalho honrado daqueles que os antecederam e o segundo refere-se a inestimável confiança que a Força em vocês deposita.

Finalmente, gostaria de transmitir a orientação do Exmo Sr Secretário de Tecnologia da Informação, Gen Div Adalberto Imbrósio, a qual deverá nortear os trabalhos desse Centro, nesta fase inicial de implantação da STI. Primeiramente, em virtude da importância e da sensibilidade das áreas envolvidas, deve-se atentar de modo muito especial para a não interrupção de nenhuma das atividades que ora estão sendo realizadas - todos os serviços e facilidades atualmente oferecidos devem ser mantidos, em segundo lugar deve-se buscar uma avaliação, a mais perfeita quanto possível, da situação dessa nova Unidade, no que tange ao pessoal, ao material, aos trabalhos desenvolvidos e a relação entre o custo e o benefício dos mesmos. Tal procedimento permitirá que, com a devida cautela, seja estabelecida a estrutura mais adequada para estas áreas.

Ao TC Arrais, a quem caberá a responsabilidade pelos primeiros passos dessa nova Unidade, desejo sucesso e muitas felicidades durante o período de sua Chefia. Estendo também estes votos aos demais integrantes do 5º CTA e que Deus abençoe a todos, na honrosa missão que ora iniciam.

 

Fim do conteúdo da página